Workshop sobre Aplicação do “Foresight” no planeamento sustentável de Cabo Verde

Cabo Verde está em fase de preparação do seu quarto processo de planeamento estratégico com a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável 2017—2021 (PEDS). O Programa do Governo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) representam o quadro genérico das políticas e objetivos gerais que orientarão atualmente o exercício de planificação a nível nacional.

O PEDS tem três pilares principais, nomeadamente a) Pilar Soberania «Um novo modelo de Estado», b) Pilar Económico «Um novo modelo de Crescimento Económico “´e c) Pilar Social “Estado Social, Capital Humano, Qualidade de Vida e Combate como Desigualdades “. Cada Pilar tem quatro objetivos estratégicos. No caso do “pilar de soberania”, estes são 1) Democracia, 2) Transparência e Boa Governação, 3) Segurança e 4) Política Externa e Diáspora. No caso do “pilar econômico”, estes são 1) Inovação e Conhecimento, 2) Reorientação Setorial (com o Turismo como setor central), 3) Estruturas Econômicas de Reforma e 4) Valorização dos recursos insulares e endógenos. O terceiro “pilar social” tem os seguintes objetivos estratégicos: 1) Inclusão social; 2) Habitação; 3) Capital humano; 4) Igualdade de gênero.

Nessa ótica, o Governo através da Direção Nacional do Planeamento, do centro de Políticas Estratégicas e da Direção Nacional da Administração Pública, em parceria com o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, realizou de 30 de janeiro a 03 de fevereiro, Worshop Nacional sobre “Aplicação do “Foresight” no planeamento sustentável de Cabo Verde: Visão participativa, Planificação Resiliente e Soluções Inovadoras através do “foresight” (prospeção)”.

O workshop teve como objetivo:

  • Introduzir os princípios e ferramentas da Prospeção (estratégica);
  • Identificar oportunidades estratégicas futuras, desafios e riscos para atingir os objetivos estratégicos do PEDS
  • Identificar áreas politicas prioritárias resilientes e coerentes / programas para realizar as oportunidades estratégicas identificada.
  • Explorar e identificar as estruturas governamentais existentes e outras necessárias para apoiar na implementação dos objetivos estratégicos.
0 Comentários

Deixe uma Comentário

Pretende juntar-se á discussão?
Sinta-se live para dizer-nos a sua opinião!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *